VÍDEOS

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Ensaio fotográfico de gestante - O que levar?



Por: Claudia Souza / Fotógrafa



Quando pensei em realizar o meu primeiro ensaio fotográfico de gestante, quase não dormi nas noites anteriores pensando em como compor umas fotos para serem guardadas e contempladas daqui alguns anos.

A minha modelo estava grávida de seis meses e achamos que este era o momento ideal, pois a barriguinha já estava definida e ela ainda não tinha os inchaços normais da gravidez. O cansaço seria menor e ainda teria um pouco mais de disposição para os deslocamentos em busca de um cenário ideal para as fotos.

Escolhemos um parque, pois a natureza nos remete à criação, as imagens dentro de um cenário com luz natural, ficam mais vivas e brilhantes.

Quando soube que faria este ensaio, corri na 25 de março, uma rua de comércio popular de São Paulo, amplamente visitada por pessoas do Brasil inteiro e até do exterior. Lá a gente encontra fantasias, tecidos, bijous e uma infinidade de produtos com preços super interessantes.

Saí munida com um carrinho de mão, uma bolsinha pochete, bermuda e sandália confortáveis para uma longa caminhada sem pressa. Pela pouca experiência com esse tipo de fotografia, me pus a imaginar cenas, possibilidades e conforto para a futura mamãe que precisaria de cuidados especiais.

Pensei em tecidos para forrar o chão e acessórios para romantizar as cenas para combinar com a expectativa da chegada do "nosso bebê".

Peregrinei pelas lojas e galerias da famosa rua e adentrei lojas de tecidos e todo tipo de bugigangas que se pode imaginar. Quanto mais eu olhava, mais eu queria comprar... uma coisa de louco!

Resumindo: No final da tarde eu havia gasto cerca de R$300 em tranqueiras que pensei: ... Mesmo que não as use, ficarão para os próximos ensaios. Nas compras estavam: flores artificiais, feltro branco, juta, brincos, colares, pulseiras, chapéus, bandeira brinquedinhos e sapatinhos de bebê, até uma camisola de grávida eu comprei!

Nos encontramos bem cedinho e fomos para o parque. Para a minha sorte, o marido da modelo a acompanhou e o ensaio ficou maravilhoso com a sua participação.

Foi muito bom fazer esse ensaio fotográfico com Adelita e Jean, pais do João Victor, motivo dos nossos empenhos. Mas fica a dica: Não é necessário muitos acessórios para essas fotos. Usei apenas 1/3 do que comprei. Como sou fotógrafa, o resto vou utilizar em futuros trabalhos, mas a experiência serviu para indicar às futuras mamães e fotógrafos algumas opções que podem ser utilizadas nesse tipo de foto.

A juta deu um toque refinado e por ser um tecido cru, combinou com a natureza. Pétalas de flores e um buquê (artificiais) deram romantismo à cena, chapéus, a bandeira do Brasil, por ser um ano que marca a Copa do Mundo, também foi uma ótima ideia, o sapatinho e os brinquedos da cor azul, marcam a chegada de mais um homenzinho à Terra. O restante foi o arremate nas fotos com tratamento das imagens de acordo com a capacidade e o gosto do fotógrafo.

Elaborei uma listinha de coisas que descobri serem essenciais para o dia que resolver fazer o seu ensaio fotográfico:

Conforto da gestante:

- Escolher parques que possuam infraestrutura boa (banheiros limpos, lugar para beber água e/ou alimentação)

- Levar papel higiênico extra e uma garrafa de água mineral para quando afastarem-se dos bebedouros

- Levar uma toalha de rosto

Acessórios:

- Saias longas, shortinhos, cangas, tops e bustiêrs
- Brinquedinhos que lembrem o sexo do bebê
- Chapéus e flores artificiais (combinando com a natureza do parque)
- No caso dos papais, é bom usarem camisas e calças leves, de tons claros e preparar-se para ficarem descalços. (No caso do ensaio abaixo, algumas vezes tivemos que adaptar, porque o pai estava muito urbano, com uma camisa listrada e calça jeans, em alguns momentos, destoando com o visual romântico e campestre da mãe).

Preparação:

Caso não tenha sido contratado uma infraestrutura com maquiador, é bom que a modelo já venha maquiada de casa, de preferência com uma maquiagem leve, pois os retoques podem ser feitos posteriormente nos editores de imagem.

Horário:
O melhor horário é durante o amanhecer das 6hs até no máximo 9hs nos dias quentes. Em dias nublados, a iluminação natural costuma ser de boa qualidade. Após 9hs da manhã, o sol começa a brilhar mais forte, aí surgem sombras duras que só poderiam ser minimizadas com o auxílio de equipamentos refletores (que nós não tínhamos neste ensaio). Observe nas fotos abaixo que algumas delas com sombras poderiam ter ficado mais suaves se tivessem sido tiradas mais cedo...

Espero que essas dicas ajudem todos os marinheiros de primeira viagem na organização de suas produções.

Enfim, o nosso trabalho foi elogiado por todos!
















O Natal das Crianças: Uma Jornada Arqueológica no Futuro - Por: Claudia Souza

No ano de 2250, em um mundo transformado pelos avanços tecnológicos e moldado pelas cicatrizes das guerras do passado, uma arqueóloga destem...